Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O que é a psicologia social?

 
A Psicologia Social é uma ciência empírica, que utiliza métodos diversificados de pesquisa para o estudo sistemático do comportamento social humano, como forma de responder perguntas básicas sobre a natureza humana. Assim o GEPS adota uma definição clássica para delimitar o campo, segundo a qual a Psicologia Social é o estudo científico de como os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas são influenciados pela presença - concreta ou imaginada - de outros indivíduos.
Trata-se de um ramo da psicologia que, com base em uma perspectiva ampla do comportamento humano, busca extrair sentido das interações entre as pessoas em contextos sociais, ou seja, nas interações entre amigos, nas relações amorosas e nas relações interpessoais que ocorrem no trabalho, na escola ou na rua.
Figuram entre os temas de interesse da Psicologia Social fenômenos como os processos de grupo, a atração interpessoal, o comportamento prosocial (por que as pessoas ajudam umas às outras), o preconceito, o estereótipo, a agressão, entre outros. A Psicologia Social começou a se desenvolver na primeira metade do século XX, mas tornou-se um campo consolidado de estudo somente a partir das décadas de 1950 e 1960, com o estudo científico dos pensamentos, sentimentos e outros fenômenos.
Nas décadas de 1970 e 1980, foi de grande importância para a Psicologia Social o progresso crescente no estudo dos processos cognitivos básicos, que acabou por constituir um campo de estudo amplo e sofisticado: a Cognição Social. Trata-se da área que estuda cientificamente como as pessoas pensam a respeito de outras pessoas e de seu mundo social.
A partir dos anos 1990, outro desenvolvimento importante ocorreu na Psicologia Social: a aproximação da disciplina com a Biologia e com a Psicologia Evolucionista, que busca aplicar as idéias básicas da evolução estendendo-a à compreensão do comportamento social humano. Foi também nesse período que psicólogos sociais passaram a estudar o cérebro na tentativa de identificar as relações entre seu funcionamento e as interações sociais entre os indivíduos. Surge, então, a Neurociência Social Cognitiva.
A Psicologia Social naturalmente não constitui o único campo de estudo interessado no comportamento social. Todavia, a área se diferencia de disciplinas como a Sociologia e a Antropologia, por exemplo, fundamentalmente pelo uso sistemático do método científico, pela ênfase colocada no papel da situação nas causas do comportamento social, pelo estudo dos processos sócio-cognitivos e das diferentes individuais como antecedentes do comportamento, bem como pelo foco no indivíduo em sua circunstância social (e não em grandes grupos ou sociedades).
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário